Help! Mais teatro na escola, por favor!
Muita imaginação e diversão para um futuro melhor (Matéria publicada em 07 de maio de 2012, no jornal "O popular do Paraná" - Araucária)
Vocês gostam da aula de teatro?
-Siiiiim! Ecoou o coro das crianças com grandes sorrisos e fantasias de época.
-E qual peça vocês vão apresentar?
-Romeu e Julieta!
-E de quem é essa peça?
- Shakespeare, agora não lembro o outro nome... William Shakespeare! Finalizaram eufóricas antes de começar a encenar um trecho da peça.”
Tanto no aspecto artístico como no pedagógico, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. A escola entra aí como apoio de base, um espaço de conhecimento e aprendizagem, ideal para desenvolver habilidades e sensibilidades ligadas à arte e educação. Um exemplo vivo, e de sucesso, dessa inserção é o que acontece na Escola David Carneiro, no Costeira, através do Programa do Governo Federal, “Mais Educação”, que propõe atividades no contraturno das aulas.
São ofertas educativas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Na escola, Inecê Gomes coordena as aulas de teatro desde 2011 e se sente realizada com o projeto e com a evolução de seus alunos: “Essas aulas são muito importantes, essas crianças têm a necessidade e a capacidade de criar cultura. Percebemos muitas diferenças nelas. Muitos não têm incentivo de casa e é necessário passar isso para os pais também. Teve criança que chegou aqui sem saber ler direito, mas por conta dos textos evoluiu nisso, além da concentração, organização, convívio, respeito, postura...”.
Antônio Lopes da Rocha, diretor da Escola, comemora o desenvolvimento do projeto no ano passado e os passos já dados na trajetória deste ano. Conforme contou, muitos alunos vêm de famílias desestruturadas e as aulas de contraturno e o convívio proporcionado por elas os recriam em novos olhares, objetivos e vínculos. “Mudaram da água para o vinho, os alunos melhoraram muito”, confirmou Rosângela Dudek, vice-diretora.
Ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro, essas são algumas das reflexões geradas pela arte. Dessa forma, de acordo com a visão pedagógica, o teatro tem a função de mostrar o comportamento social e moral, através do aprendizado de valores e do bom relacionamento com as pessoas. A Escola oferece almoço para os alunos para que permaneçam no local e façam parte das atividades propostas. São crianças e jovens do 1º ao 9º ano que têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades, sem necessitar ficar na rua ou em casa vendo televisão. Para participar, é necessário ser aluno da Escola e se dedicar às atividades.
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Turminha da peça “Romeu e Julieta” está ansiosa e ensaia bastante para fazer uma bela apresentação no Teatro da Praça |
Apresentações
No final de 2011, o grupo que participa das oficinas de teatro se apresentou e o sucesso foi tão grande que a dosagem será repetida neste ano. No dia 22 de junho, os pequenos apresentarão no Teatro da Praça a peça “Romeu e Julieta”, enquanto os maiores irão apresentar “O Mistério de Feiurinha”. A adaptação e as montagens são feitas em conjunto, conforme contou Inecê. “Ano passado fui com eles até a Biblioteca, lemos alguns trechos de histórias e conseguimos escolher essas”, contou. A professora afirma que os alunos queriam uma peça que trouxesse amor, morte e luta, itens que fazem parte de suas realidades. Os alunos se divertem com os ensaios e botam a imaginação para funcionar. As crianças aprendem a desenvolver estratégias, a criar improvisações para se sair bem de uma situação, a elaborar histórias, aumentando assim sua capacidade criativa que lhes garantirá no futuro um bem, tanto para si mesmas, como para as pessoas que estão ao seu redor e fazem parte de sua vida.http://www.opopularpr.com.br/noticia.php?id=8673&back=1#opcoes
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