Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programa Mais Educação: o Teatro invade a Escola Pública



O Programa Mais Educação que integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva de Educação Integral, desde 2011 está em plena atividade na Escola Municipal David Carneiro,  em AraucáriaNa área de Cultura e Artes, o projeto de Teatro que incluiu também o Teatro de Bonecos ocorre uma vez por semana. 
Em fase de ensaio, crianças e adolescentes participam ativamente das oficinas. "Romeu e Julieta", de Shakespeare, foi a peça escolhida pelas crianças dos anos iniciais que desejavam representar algo que fosse "trágico" e, ao mesmo tempo "bonito e romântico". Amor e ódio, segundo as crianças "fazem parte da nossa vida, assim fica mais fácil representar!".

A partir da iniciativa dos diretores das escolas públicas que aderem aos programas do governo que incluem Cultura e Artes no cotidiano escolar, crianças e adolescentes têm a oportunidade de experienciar diferentes aprendizagens e novas leituras do mundo e de si mesmo.


A arte oferece satisfações substitutivas para as mais antigas e mais profundamente sentidas renúncias culturais, e, por esse motivo, ela serve, como nenhuma outra coisa, para reconciliar o homem com os sacrifícios que tem de fazer em benefício da civilização. Por outro lado, as criações da arte elevam seus sentimentos de identificação, de que toda unidade cultural carece tanto, proporcionando uma ocasião para a partilha de experiências emocionais altamente valorizadas. E quando essas criações retratam as realizações de sua cultura específica e lhe trazem à mente os ideais dela de maneira impressiva, contribuem também para sua satisfação narcísica (FREUD, O futuro de uma ilusão, 1927).
No dia 22 de junho de 2012, às 15:00hs jovens e crianças participantes do Programa Mais Educação irão apresentar os Espetáculos "Romeu e Julieta" e "O Fantástico Mistério de Feiurinha" no Teatro da Praça, em Araucária.

Nenhum comentário: